O ônibus espacial norte-americano Endeavour, com sete tripulantes a bordo, pousou conforme planejado nesta sexta-feira no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, após uma missão bem sucedida na Estação Espacial Internacional.
Durante 11 dias na Estação, a tripulação da Endeavour instalou uma plataforma japonesa para telescópios e outras atividades científicas. Também entregou peças sobressalentes e substituiu as baterias que mantêm a Estação, movida a energia solar, funcionando durante suas passagens pelas zonas de noite terrestre.
A Nasa está preparando a Estação, um projeto de 100 bilhões de dólares e 16 países, para poder aposentar sua frota de ônibus espaciais, depois de mais sete missões.
Imagem da chegada do ônibus espacial na Flórida
Usando pela primeira vez um braço robótico japonês, astronautas substituíram três dispositivos da nova plataforma: um telescópios de raios-X, um monitor que mede campos eletromagnéticos em torno da Estação e uma antena de comunicações para uma rede japonesa de satélites.
Quando voava a 320 quilômetros acima do oceano Índico, o comandante Mark Polansky e o piloto Douglas Hurley acionaram os dois foguetes de frenagem da Endeavour, às 10h41 (horário de Brasília), para reduzir a velocidade da nave e começar um período de planagem pela atmosfera, com duração de uma hora.
O pouso no Centro Espacial Kennedy aconteceu às 11h48 (horário de Brasília).
Um dos astronautas do Endeavour, o estreante Timothy Kopra, ficou na Estação, realizando as tarefas de engenheiro de voo que durante quatro meses e meio couberam ao japonês Koichi Wakata, que volta agora à Terra.
Fonte: (1)
Um comentário:
muito legal o que ele fez mas como ele foi FEITO?
Postar um comentário